Cirurgia de Aorta
A artéria aorta, chamada na maioria das vezes apenas por Aorta, tem sua origem no ventrículo esquerdo e é a maior artéria de nosso corpo. Responsável por levar sangue oxigenado para todas partes do corpo através da circulação sistêmica, por isso, é um dos vasos mais importantes.
Várias doenças podem acometer a aorta, entre as mais temidas estão os aneurismas (aumento de seu diâmetro) e as dissecções (aumento de seu diâmetro associado a ruptura da parede interna).
As causas variam desde etiologia hereditária até a hipertensão arterial mal tratada. O diagnóstico se dá inicialmente pela avaliação clínica, sendo os sintomas de dor torácica, que irradia para as costas ou braços, o mais comum. Alterações neurológicas também podem estar presentes. Pressão arterial alta e divergência nas medidas nos braços e pernas também podem estar associados.
A confirmação do diagnóstico se dá pelo ecocardiograma e pela angiotomografia da aorta ou ressonância magnética. Sendo um dos procedimentos da cirurgia cardíaca de maior complexidade, apresentando bons resultados com o diagnóstico precoce.
Como é o procedimento?
Consiste na troca da aorta por um tubo sintético via cirurgia aberta, pelo implante de endopróteses via punções ou cirurgia aberta associada a endopróteses. Em casos mais complexos há a necessidade de troca da valva aórtica ou cirurgia de coronárias associada.
Aneurismas da Aorta
O aneurisma de aorta consiste na dilatação do vaso, ultrapassando os limites adequados. Quando ocorre na sua posição mais próxima ao coração, o tratamento adequado se faz por cirurgia aberta. Nos demais segmentos há possibilidade de realizar via percutânea, por endopróteses. A hipertensão arterial e as doenças genéticas, como Síndrome de Marfan, são as principais causas.
Dissecções da Aorta
A dissecção da aorta seria a evolução do aneurisma de aorta. Onde ocorre a ruptura de uma das paredes a aorta, ocasionando alteração no fluxo do sangue, havendo risco de ruptura do vaso, evento que pode levar ao óbito. Geralmente são cirurgias de urgência e são os procedimentos mais complexos da cirurgia cardíaca.
Dúvidas? Fale com a gente!
Esperamos por você! Envie-nos uma mensagem e em breve retornaremos sua solicitação.