Cirurgias de Válvulas (plastia ou troca valvar)
As valvas cardíacas ou válvulas cardíacas são estruturas responsáveis pelo fluxo de sangue em um único sentido, funcionam como válvulas de retenção, não permitindo que o sangue retorne no sentido contrário. Existem quatro valvas no coração: a mitral, aórtica, tricúspide e pulmonar.
As válvulas mais acometidas e que necessitam de intervenção cirúrgica são a mitral e aórtica. Vários fatores levam à doença nas valvas cardíacas, mas as principais são decorrentes da febre reumática (que pode ser adquirida ainda na infância) ou de causas degenerativas e genéticas.
Para quem o procedimento é indicado?
Pacientes com obstrução (estenose) ou com insuficiência valvar, que causa o retorno do sangue do ventrículo para o átrio esquerdo.
Como é o procedimento?
O tratamento da doença valvar consiste na plastia (reconstrução) ou na troca da valva, que pode ser com próteses biológicas ou mecânicas. A indicação da plastia ou troca fica a critério do cirurgião, uma vez que depende da anatomia e do estado da valva do paciente.
Doenças das Valvas Cardíacas
Desde causas genéticas até doenças degenerativas, as valvas cardíacas podem ser acometidas tanto pelo estreitamento de seu orifício até a insuficiência da valva, acarretando disfunção na dinâmica dos fluxos sanguíneos no coração. A médio e longo prazo causam falta de ar, dor no peito, inchaço nas pernas dentre outros sintomas. O diagnóstico precoce e o planejamento cirúrgico para cada caso tornam os resultados satisfatórios.
Dúvidas? Fale com a gente!
Esperamos por você! Envie-nos uma mensagem e em breve retornaremos sua solicitação.